domingo, 29 de março de 2009

1)EAU D'HADRIEN - ANNICK GOUTAL


Na perfumeria, chama-se "nariz" ao criador ou à criadora de uma fragrância, àquele ou àquela que, no silêncio e no segredo do laboratório, inventa essa harmonia particular, essa sinfonia olfativa, que, depois de batizada, de embalada, de acondicionada, se tornará um perfume. Muito frequentemente, os narizes sao desconhecidos do grande público pela simples razao de que, em geral (com a notável excepçao da dinastia Guerlain), trabalham para laboratórios aos quais as grandes marcas da alta-costura conferem depois identidade. Todavia, alguns narizes conseguem franquear a barreira do anonimato, tal como Roudnitska, o criador de Eau Sauvage de Dior, Jean Karléo, que esteve muitos anos ligado à casa Patou, ou ainda Jacques Polge, o nariz Chanel.
Deste modo, a corrente elitista dos artesaos perfumistas transmitiu prestígio a narizes independentes que reivindicam a respectiva personalidade. É o caso de Annick Goutal, que se tornou um grande nome fa perfumeria e é um nariz autodidacta. Inspirada por uma obra de paixao e de sensibilidade, que ela alimentou de sensaçoes aprendidas junto da Natureza, Annick Goutal criou peça a peça um universo perfumado de uma delicadeza requintada.
Hoje em dia desaparecida, perdurará na loja da rua Castiglione, em Paris, ilhéu feérico requintado onde se encontram as fragrâncias mágicas que a perfumista concebeu ao longo da sua carreira (Sables, Passion, Grand amour, Heure exquise, ou Ce Soir ou Jamais). O Eau d'Hadrien permanece o maior dos seus êxitos: aliança sutil, conquanto persistente, de fragrâncias hesperídeas, verdes e afrutadas, que aliam frescura e enternecimento. Reconhecíveis entre todos, os frascos de vidro baço e ouro velho, com tampa papillon, inseridos em bolsas de veludo ou de gaze dourada, inspiram-se num modelo criado em 1925.





Um ponto em comum entre Sharon Stone, Philippe Noiret, Leonardo di Caprio, Céline Dion e o príncipe Carlos: Eau d'Hadrien.













O encanto precioso e delicado dos saloes de perfumes de Annick Goutal aureolados de ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário