sexta-feira, 4 de setembro de 2009

35) Ô (Lancôme)




MAIS DE 30 ANOS DE FRESCURA




Após a sua criaçao, em 1969, o perfume Ô de Lancôme passou a ocupar um lugar à parte. Começando logo pela descoberta simplicíssima do nome, que simboliza o acordo perfeito entre o contentor e o conteúdo. Isto porque se trata verdadeiramente de uma "água"! Algo que apenas o "ô" com acento circunflexo da Lancôme poderia sintetizar de forma tao bonita: hoje em dia, o Ô de Lancôme cresceu levemente, tornou-se oval e inscreve-se mais largamente no estojo e no frasco do que por altura do seu lançamento. Porém, se o traje é novo, a cabeça, o coraçao e o fundo permanecem intactos.

Ô deve a sua surpreendente frescura a uma fórmula mágica. O começo é hespérídeo: a bergamota, o limao e a tangerina unem-se à laranja. Em seguida, impoe-se um coraçao vegetal, no qual vibram em uníssono o jasmim, o majerico, o coentro e o alecrim, com uma pitada de madressilva. Por fim, insinua-se o fundo, entre musgo de carvalho, sândalo, civete e vetiver. Designado naturalmente como um hesperídeo, floral, chypré, Ô marca principalmente uma data importante na história do perfume, pois, pela primeira vez, conseguiu-se fixar, durante a fabricaçao, a nota hesperídea, normalemente bastante volátil. Deriva disso a forte impressao de frescura que se impoe...há mais de trinta anos e que fez de Ô , no ano 2000, a primeira eau fraîche feminina do mundo. Fiel à luz amarela e verde de que se reveste desde sempre, embora renovada na apresentaçao do frasco luminoso e cristalino, do qual o verde-escuro desapareceu para dar o lugar a um verde mais fresco e leve, Ô dura e perdura perseverantemente.


4 comentários:

  1. Oi Lubiana. Sempre considerei Ô um perfume fresco, bastante herbáceo, algo amadeirado de muita qualidade.
    Sua descrição está muito bonita. Gosto particularmente do enfoque histórico das suas resenhas.Beijocas flor.

    ResponderExcluir
  2. Adoro esse perfume, o único até hoje que já chegou a ser quase minha assinatura. Digo quase porque sempre alternei com outros, mas este foi, quando eu estava na casa dos vinte, meu aroma mais constante, pelo qual ainda sou lembranda pelos colegas de faculdade e antigos amores... Sempre tenho um no armário. Obrigatório, ainda mais neste calor nordestino (Natal).

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog!!! Este perfume é um clássico!!!

    ResponderExcluir