A PRIMEIRA FRAGRÂNCIA ANDRÓGINA
Tornado, tal como Ralph Lauren (igualmente originário do Bronx), um dos gigantes do marketing "moda" à escala mundial, Calvin Klien propoe mais uma concepçao global da vida moderna do que um estilo ou uma moda. "O ponto-chave da estética segundo Calvin Klein é a sexualidade. Os anúncios publicitários para a roupa interior, as calças de ganga, os perfumes do estilista transpoem a obsessao do corpo da cultura gay para a consciência heterossexual, contribuindo ao mesmo tempo de maneira considerável para amenizar a mentalidade americana fundamentalmente puritana no fim do milênio", precisa Charlotte Seeling em La Mode au siècle des créateurs. Em finais do século XX, a tendência para o unissexo era evidente. Porém, quando CK One foi lançado, em 1998, tornou-se, no entanto, uma espécie de aposta. Exceptuando o caso particular da água-de-colônia, até entao os perfumes exploravam os cânones exteriores, bem definidos, da feminilidade e da virilidade: entre Moustache e Shalimar a escolha era evidente. Todavia, CK One, primeira fragrância andrógina, viria provocar um verdadeiro maremoto. O minimalismo do condicionamento e a ambiguidade voluntária dos homens/mulheres jovens escolhidos para a campanha publicitária revelaram-se frutuosos. CK One situa-se no grupo de vanguarda dos perfumes mais vendidos no mundo, eleito pelos homens, pelas mulheres, mas sobretudo pelos jovens. Acabando por ser catalogado como um nao-perfume - "uma simples água-de-colônia, salpicada de água do mar, mixta e asseada, com um toque de abacaxi", segundo Maïté Turonnet - CK One suscitou inúmeras imitaçoes e continua a ser o primeiro perfume a afastar-se voluntariamente do conceito de feminilidade.
Tornado, tal como Ralph Lauren (igualmente originário do Bronx), um dos gigantes do marketing "moda" à escala mundial, Calvin Klien propoe mais uma concepçao global da vida moderna do que um estilo ou uma moda. "O ponto-chave da estética segundo Calvin Klein é a sexualidade. Os anúncios publicitários para a roupa interior, as calças de ganga, os perfumes do estilista transpoem a obsessao do corpo da cultura gay para a consciência heterossexual, contribuindo ao mesmo tempo de maneira considerável para amenizar a mentalidade americana fundamentalmente puritana no fim do milênio", precisa Charlotte Seeling em La Mode au siècle des créateurs. Em finais do século XX, a tendência para o unissexo era evidente. Porém, quando CK One foi lançado, em 1998, tornou-se, no entanto, uma espécie de aposta. Exceptuando o caso particular da água-de-colônia, até entao os perfumes exploravam os cânones exteriores, bem definidos, da feminilidade e da virilidade: entre Moustache e Shalimar a escolha era evidente. Todavia, CK One, primeira fragrância andrógina, viria provocar um verdadeiro maremoto. O minimalismo do condicionamento e a ambiguidade voluntária dos homens/mulheres jovens escolhidos para a campanha publicitária revelaram-se frutuosos. CK One situa-se no grupo de vanguarda dos perfumes mais vendidos no mundo, eleito pelos homens, pelas mulheres, mas sobretudo pelos jovens. Acabando por ser catalogado como um nao-perfume - "uma simples água-de-colônia, salpicada de água do mar, mixta e asseada, com um toque de abacaxi", segundo Maïté Turonnet - CK One suscitou inúmeras imitaçoes e continua a ser o primeiro perfume a afastar-se voluntariamente do conceito de feminilidade.
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