terça-feira, 21 de abril de 2009

16) Fracas (Robert Piguet)


O RENASCER DE UMA LENDA

Raros sao os perfumes que ousam explorar a fragrância obsessiva da
tuberosa, da qual Émilie Zola dizia que tinha "um aroma quase humano". Terminada a guerra, o costureiro Robert Piguet pediu a Germaine Cellier, um dos raros narizes femininos da profissao (à qual se deve igualmente o célebre Vent Vert de Balmain), que lhe criasse uma essência exclusivamente de tuberosa, uma flor siave e penetrante, levemente alaranjada, que até entao apenas entrava nas composiçoes em quantidades ínfimas, de tal modo o seu odor é violento e penetrante.
"Em Paris durmo sob a sua guarda. De uma única haste florida nasce e se espraia uma nuvem de sonhos, um repouso sem perigos", escrevia Colette, para celebrar o nascimento de Fracas, esse imenso perfume "branco" surgido em 1948. Poucas pessoas se lembram de Robert Piguet e da sua moda, mas, no entanto, foi ele quem lançou o "vestido preto" que todas as mulheres têm no guarda-roupa. Subsiste dele a imagem de um costureiro "bastante protestante de aspecto, mas de humor mordaz", segundo Hélène Rochas, que basea toda sua coleçao outono-inverno de 1944 no tema do bandido. As suas modelos desfilaram com máscaras no rosto, armadas de punhais e de revólveres, aureoladas com os eflúvios sensuais do seu primeiro perfume, Bandit! Esta mistura estonteante de jasmim e de cravo fez imediatamente furor. Quantro anos mais tarde, novo alvoroço com Fracas, um perfume que se tornou mítico por várias razoes. Nao que tivesse sido um grande êxito comercial, mas a lenda que deu origem foi tao forte, que inspiraria criaçoes como Chloé de Karl Lagerfeld ou Poison de Christian Dior, Fragile de Jean-Paul Gaultier e, principalmente, Tubéreuse Criminelle, concebido por Serge Lutens por Shiseido.

Conta a lenda que Robert Piguet, que dedicou o perfume a Edwige Feuillère, apenas cheirava os perfumes no sexo dos manequins, pois achava que era nessa parte do corpo que as mulheres melhor exalavam feminilidade a sensualidade... Quanto ao rasto magnético da tuberosa tal como se exprime em Fracas, desapareceu do solo francês em 1953, com a morte de Robert Piguet, ao mesmo tempo que a casa so costureiro. Fracas e Bandit passaram entao para as maos de distribuidores canadenses e norte-americanos, que tentaram um regresso desastroso a Paris, em 1989, voltando depois para a costa leste dos Estados Unidos, onde recobraram um segundo fôlego, Fracas foi anunciado na imprensa como the greatest French Parfum ("o maior perfume francês"). Entao, as americanas ressuscitaram o mito. A partir de entao, encontram-se em várias lojas nova-iorquinas. Escreveu Catherine Jazdzewski, na Vogue, onde estudou de perto o "caso Fracas": "Assim que franqueamos a porta de Neiman Marcus ou de Saks sentimo-nos mal, com a cabeça à roda, o coraçao que bate, as pernas que fraquejam. Ficamos drogadas pelo odor capitoso de uma tuberosa."
Outrora abundante na Côte d'Azur, a tuberosa foi desaparecendo em virtude da especulaçao imobiliária e apenas se encontra na Índia. É por intermédio da antiga e dispendiosa técnica de enfleurage que se extrai das pétalas esse odor único de néctar venenodo, absolutamente envolvente.


6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lubiana, que viagem!
    Fiquei preso, magnetizado ao ler este texto.
    Obrigado pela oportunidade de tanto conhecimento!
    Fracas e Piguet são nomes que nos instigam a estudá-los.
    Bandit e Visa tbm são outros duas lendas que provei, e que pude sentir um pouco do que seria a tradução da moda Piguet em um perfume.

    Tive a oportunidade de experimentar Fracas, e foi um arrepio imediato que senti em minha espinha.
    É uma viajem ao tempo, um sonho. Imaginei como se vestiam as pessoas que o usavam, o que sentiam, aonde iam... é mais que um clássico, é uma obra-prima.

    De evolução linear, ou como numa espiral, o perfume faz reviravoltas em torno da tuberosa. Não tenho a sensação de soapy, powdery ou animalic demais, mas sinto em sua sillage uma leve sensação de limpeza, delicadeza...
    Seria um perfume sensual, que cativa pelo próprio perfume, agindo como algo natural, um aroma natural...

    Pode ser sentido de diversas formas, mas o definiria como a pura visão do Éden!
    >.<

    ResponderExcluir
  3. Onde posso encontrar este perfume? Não o encontro em lugar algum.

    ResponderExcluir
  4. uso este perfume ha mais de 15 anos. Maravilhoso.

    ResponderExcluir
  5. O encontro com o FRACAS e o seu descobrimento por mim aos 17 anos, foi de extremo poder e inebriamento...desde então usei-o por mais de 20 anos....Aí saiu de circulação e senti-me sem identidade, perdida e órfã!...Agora volta ao mercado norte- americano com toda a força e pelo visto com preços exorbitantes...pena...
    Amei o seu belo texto...demonstra a paixão e envolvimento de quem conhece e admira a obra de Robert Piguet em sua essência e...as suas essências! Parabéns! Abraço, Saúde e Paz!
    Loslena Porfírio BH/Brasil

    ResponderExcluir
  6. Olá,boa noite.
    Compro perfumes na FragranceX.O preço é ótimo e vem taxado em reais e se vc colocar a opção free não paga frete.O Morangão também tem ,mas é mais caro.OBS:Nunca exceda 100 US para não pagar imposto.Chega em 45/60 dias.

    ResponderExcluir