domingo, 5 de abril de 2009

8) Polo - Ralph Lauren



O CHIQUE DA NOVA INGLATERRA

A família dos perfume esportivos, com estas fragrâncias revigorantes e refrescantes, na linha das águas de colônias estimulantes que trazem ao domínio dos aromas inebriantes grandes lufadas de ar fresco, tem sido enriquecida ano após ano com criaçoes que se colocam de imediato sob o signo dos esportes priviligiados: as grandes regatas, os concursos hípicos de obstáculos ou, mais elitista ainda, o pólo.
Originalmente, Ralph Lauren, a quem chamavam o "cowboy dos costureiros norte-americanos", em virtude dos seu gosto pelas calças de ganga, pelas botas de cano alto e pelos casacos de camurça, pretendia simplesmente conferir um novo fulgor à moda western tradicional, ele que, filho de imigrantes judeus da Rússia, começara a carreira a vender gravatas no Bronx. O estilo que saberia impor na década de 80 do século transacto é imediatamente reconhecível: apresenta-o nas suas campanhas publicitárias ao pôr em cena as famílias americanas da classe branca dominante, felizes e desafogadas, com moças um pouco distantes, de uma displicência andrógina, e com rapazes altos, louros, vestidos de tecidos brancos, com casacos de tweed ou com calças azul-marinho. Diz o criador, sem hesitaçoes: "Nao gosto da moda, gosto da roupa que nunca sai da moda" . Nao teria sido por acaso que escolheu como logotipo para todas suas criaçoes e, evidentemente, como referência última de seu perfume- se poderemos classificar assim essa fragrância fresca, volátil e muito pouco "vestida"-, um jogador de pólo em plena açao: é o mito puramente "Nova Inglaaterra" de uma classe social cuja estética se mede de acordo com o seu estatuto social.

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