segunda-feira, 6 de abril de 2009

9) Blenheim Bouquet - Penhaligon's


UMA DUPLA FRAGRÂNCIA INÉDITA.


Quando William Henry Penhaligon abriu um salao de cabeleireiro em 1870, no bairro londrino de Saint James, nao longe dos banhos turcos frequentados pelos gentlemen da City, fê-lo para oferecer a uma clientela desafogada, que lá ia aparar a barba ou o bigode, aromas tao vivificantes como requintados. Dois anos após a sua criaçao, a casa lançou Hamman Bouquet , uma água de toilette para homem que unia as fragrâncias elitistas da rosa da Bulgária, do jasmin e do sândalo: foi o triunfo absoluto! Isto faria do Penhaligon o fornecedor privilegiado dos grandes burgueses londrinos, dos políticos e dos banqueiros (antes de ser tornado o fornecedor favorito do duque de Edimburgo).
Foi em 1902 que apareceu no catálogo da casa esta água de toilette que se tornaria lendária, Blenheim Bouquet, dedicada a Winston Churchill. Dois aromas inéditos transmitiam-lhe caráter: o pinheiro e o limao verde. Uma aliança simultaneamente clássica e original, discreta mas bem presente. Hoje em dia, continua a ser o mais vendido dos perfumes masculinos da Penhaligon, uma casa que quase desapareceu com a agitaçao dos bombardeios de Londres e quase caiu no esquecimento depois da Segunda Guerra Mundial. Porém, ressuscitou em 1975 e, graças aos diários íntimos de sir Penhaligon, arquivos insubstituíveis onde se encontram registrados todos os seus trabalhos, as preciosas fórmulas originais destas preciosas águas de toilette inglesas puderam reviver nos seus tao característicos frascos.
Entre os grandes êxitos da marca, será preciso citar Night Scented Stock, com um sutil perfume de cravo-de-índia, Jubilee, de casca de nogueira, e Bluebell, de jacinto selvagem.






Embora tenha o nome do local de nascimento de Churchill, este perfume foi criado originalmente para o duque de Marlborough.
















Muito apreciada pelos homens, esta água-de-colônia seduz,
atualmente cada vez mais mulheres.

Um comentário:

  1. Excelente post! Adoro Penhaligon's e encanto-me com diversas de suas criações.

    Beijos,

    Gaëlle.
    http://perfumes-etc.blogspot.com/search/label/Penhaligon%27s

    ResponderExcluir